A Lamborghini está mergulhando mais fundo no mundo da eletrificação com a introdução do Urus SE, uma variante híbrida plug-in de seu popular SUV. Revelado no Salão do Automóvel de Pequim de 2024, este modelo elétrico a bateria ostenta quase 800 cavalos de potência, juntamente com uma série de aprimoramentos estéticos e tecnológicos tanto internos quanto externos.
Embora o Urus SE não seja a primeira oferta híbrida plug-in da Lamborghini—essa distinção pertence ao Revuelto de 1.001 cavalos de potência—ele possui uma importância significativa, dada a posição do Urus como o modelo mais vendido da marca, com uma margem considerável. Seguindo uma ética de design semelhante à do Revuelto, a Lamborghini enfatiza que a eletrificação serve como meio de proporcionar aos entusiastas um desempenho aprimorado.
Fique tranquilo, o núcleo do Urus SE continua sendo seu motor V8—uma versão retrabalhada do familiar motor V8 twin-turbo de 4.0 litros que tem impulsionado o Urus desde o início. Associado a um motor elétrico integrado à transmissão automática de oito marchas e conectado a um pacote de bateria de íon de lítio de 25,9 quilowatts-hora localizado sob o assoalho do porta-malas, o trem de força gera uma potência combinada de 788 cavalos de potência e 699 libras-pé de torque. Essa configuração permite que o Urus SE acelere de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, atinja uma velocidade máxima de 194 mph e percorra até 37 milhas apenas com energia elétrica.
Apesar do peso adicional da eletrificação, a Lamborghini afirma que o Urus SE alcança uma relação potência-peso superior em comparação com o Urus S existente. Esse feito é alcançado por meio de inovações, como um sistema de vetorização de torque elétrico e um diferencial traseiro de deslizamento limitado, aprimorando características de desempenho como "sobresterço sob demanda".
Distinguindo-se visualmente de outras variantes do Urus, o SE apresenta várias revisões de design, incluindo faróis mais elegantes com tecnologia LED de matriz, uma grade redesenhada e um capô renovado. Na traseira, as lanternas estão agora conectadas por um acabamento em malha semelhante ao icônico Gallardo, marcando uma homenagem à rica herança da Lamborghini.
Dentro da cabine, uma tela sensível ao toque de 12,3 polegadas hospeda a última iteração do sistema de infotainment da Lamborghini, complementada por menus específicos para híbridos. O motorista é recebido por um cluster de instrumentos de 12,3 polegadas, ao lado dos interruptores "tamburo" característicos no console central, oferecendo uma seleção de dez modos de direção, incluindo Strada, Sport, Corsa e opções exclusivas para híbridos como EV Drive, Hybrid, Performance e Recharge—visando otimizar a eficiência no modo híbrido.